Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sema realiza 'pit stop ambiental' e alerta sobre lixo nas vias públicas



A equipe de educação ambiental da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), realizou pit stop, na Avenida Carlos Gomes com a Rua Salgado Filho, nesta quinta-feira (14/10), para alertar os motoristas e demais transeuntes sobre o lixo lançado nas ruas, o uso racional da água e também sobre autorização de podas e cortes de árvores.

Na ocasião, segundo o coordenador de educação ambiental da Sema, Kerly Gomes, as equipes distribuíram panfletos, cartazes e ainda sacolinhas de lixo para utilização no interior dos veículos. “Este último é uma forma de incentivar as pessoas a recolherem o lixo em seu veículo, para posteriormente jogar em local apropriado e assim evitar que seja jogado nas vias públicas”, disse Kerly.

O coordenador adiantou que a Sema programou novos pit stop para este mês. O próximo está previsto para terça-feira (19/10) a partir de 8h, no cruzamento das Avenidas Jorge Teixeira e Carlos Gomes. “Precisamos mobilizar a população para que preserve o meio ambiente, colabore com a limpeza de nossa cidade e consequentemente o bem estar de todos, pois o lixo que é lançado nas ruas acaba entupindo bueiros e causando transtornos”, destacou Gomes.

Ele ressaltou ainda sobre a poda de árvores que acontece na cidade de forma irregular. “Em todos os pit stop, também estamos alertando a população sobre a poda de árvores em área pública ou privada, pois muitas pessoas não sabem que é necessária autorização da prefeitura para fazê-la”, explicou.

Kerly complementa ainda, que a “poda e corte de árvores sem essa licença, é crime ambiental e o infrator está sujeito às penas previstas em lei e pagamento de multas. Quando houver necessidade de cortar ou podar árvores, as solicitações devem ser feitas na secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), para vistoria e emissão do laudo técnico autorizando a poda ou corte, sendo que o requerente fica responsável pelo replantio de outra árvore”, alertou.

Fonte: Meiry Santos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)