Sexta-feira, 20 de agosto de 2010 - 05h43
Por volta das 3 da tarde de quarta-feira (18), um incêndio invadiu a Serra dos Parecis. Em pouco tempo, o fogo se alastrou por quase toda área de preservação ambiental, hoje sobre a responsabilidade da prefeitura municipal (SEMA) - Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A secretária Zilmar de Lima Teixeira, logo que foi informada do Sinistro, se dirigiu para o local mas antes cuidou logo de informar ao comandante do Corpo de Bombeiros, Major Freitas, que de imediato acionou sua equipe, inclusive aqueles que estavam de folga. Segundo um dos pecuaristas conhecido popularmente por Paulo Botinha, possivelmente esse incêndio tenha sido de forma criminosa. Alguém ao passar pelo local e notar o capim seco, teria ateado fogo, vindo a provocar o incêndio. O fogo também se alastrou por outras fazendas das proximidades.
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Fonte: Guajará-Notícias |
Com auxilio da um caminhão Pipa da prefeitura, trator de um pecuarista, caminhão do corpo de bombeiros, polícia ambiental, vários apenados e alguns voluntários, o fogo foi controlado, ficando assim ainda alguns pequenos focos.
Segundo alguns pecuaristas, o prejuízo em seus pastos foi muito grande. Eles afirmam que há muito tempo fatos dessa natureza não aconteciam na região, inclusive destruindo grande parte da vegetação do parque municipal Serra dos Parecis.
Devido a gravidade do incêndio, a equipe preparada para apagar fogo em pasto e vegetação (PREVFOGO) voluntários do município vizinho Nova Mamoré, foram acionados para virem a Guajará para ajudarem ao combate, mas devido um compromisso com o município de Apuí no amazonas, a Brigada contra incêndio não pôde colaborar com a perola do Mamoré.
Fonte: Guajará-Notícias
FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono
Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac
Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono
O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de
Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia
O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est
A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm