Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sipam: Porto Velho teve a manhã mais fria do ano



A forte massa de ar polar que mudou o tempo em toda Rondônia neste fim de semana foi responsável pelo menor registro de temperatura desse ano na capital Porto Velho, afirma a Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Na manhã desta segunda-feira (22/08), foram observados 14,8°C na estação instalada na Usina Hidrelétrica (UHE) de Santo Antônio, registro que superou o último recorde de 15,2°C, ocorrido no dia 5 de julho nesta mesma estação. A temperatura baixou ainda mais em outras localidades do município, chegando a 13,3°C na UHE Jirau.

Nesta manhã, passaram ainda mais frio os moradores de Vilhena, onde os termômetros chegaram a 10.4ºC; de Cacoal, que chegou a 12.4ºC; e Ariquemes, com 14ºC. Entretanto, apesar da forte intensidade, essa não foi a friagem mais significativa desse ano nessas e nas demais cidades que possuem estações meteorológicas no estado. Eventos ocorridos em junho e julho desse ano baixaram mais as temperaturas no interior de Rondônia. “Essa foi a décima friagem do ano, mas apenas a quarta significativa, ou seja, em que a temperatura baixou sensivelmente”, revela o meteorologista Diego da Costa e Silva.

Segundo estudos científicos dos profissionais do Sipam que enfocam especificamente o sul da Amazônia, não somente a queda brusca nas temperaturas caracteriza um evento de friagem, mas também a mudança na direção do vento (que passa a soprar do sul), o aumento da pressão atmosférica e alterações nas condições gerais do tempo. Por isso, ao contrário dessa vez, nem sempre uma friagem é sentida pela população.

Temperaturas voltam a subir

A previsão meteorológica indica que esse frio não dure muito tempo no estado, já que a massa polar começa a perder sua força a partir desta terça-feira (23). Entretanto, ainda fará frio durante as primeiras horas da manhã e à noite em todos os municípios. Durante à tarde a temperatura se eleva e já dará pra sentir a volta do calor. Nessa terça o tempo permanecerá claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva.


Fonte: Sipam
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)