Sábado, 7 de novembro de 2009 - 06h36
Nuvens muito carregadas vindas do Mato Grosso e Amazonas provocaram nos últimos dois dias, temporais em vários pontos de Rondônia. Em algumas cidades houve registro de alagamentos, destelhamentos de construções e queda de árvores.
Daniel Panobianco - O período de chuvas começou com força total em Rondônia. Desde a noite da última quinta-feira (5), intensas pancadas de chuva, com trovoadas e rajadas de vento atingiram o sul do Estado, região de Vilhena, provocando alagamentos em vias públicas e residências, além de destelhamentos de construções e queda de árvores. A estação automática na cidade operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou em 24 horas, acumulado de 96,2 milímetros, o maior volume já registrado nesta estação desde que ela foi aberta em julho do ano passado.
Nesta sexta-feira, o dia já começou com muita chuva nas redondezas de Porto Velho. Alagamentos atingiram estradas vicinais e diversas ruas da capital rondoniense provocando alagamentos.
No período da tarde, Cacoal foi atingida por ventos fortes, de até 59 km/h e precipitação significativa, de acordo com dados de outra estação do INMET na cidade.
Na região central, um forte temporal provocou diversos pontos de alagamentos em Ji-Paraná; Segundo Efraim Caetano, morador do Segundo Distrito, Zona Leste da cidade, em pouco tempo, o acumulado chegou aos 65 mm.
A forte instabilidade obervada em Rondônia é fruto de ventos difluentes na alta camada da atmosfera que, em conjunto com o calor e umidade em superfície, geraram a formação de uma extensa faixa de tormentas, com nuvens de topos com temperaturas de até -80°C (oitenta graus negativos), com forte desenvolvimento vertical. O radar da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica), também indicou, através de dados de reflectividade, forte atividade convectiva ao norte de Porto Velho nesta sexta-feira.
A previsão dos modelos numéricos ainda é de muita chuva neste sábado em grande parte de Rondônia, o que pode gerar transtornos novamente à população.
Fonte: De Olho No Tempo
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro