Sexta-feira, 7 de outubro de 2011 - 15h11
Da Agência Lusa
Agência Brasil, Brasília - A agência de classificação de risco Fitch baixou hoje (7) a avaliação da Espanha e da Itália, para AA-, no caso espanhol, e para A+, no caso italiano, mantendo ambos países em perspectiva negativa.
No caso espanhol, a Fitch informou que o rebaixamento reflete a "intensificação da crise na zona do euro" e aos riscos dos esforços de consolidação fiscal em curso na Espanha.
"Como a Fitch advertiu previamente, encontrar uma solução credível e integral para a crise é política e tecnicamente complexo e necessitará de tempo para se aplicar e conseguir a confiança dos investidores", disse a agência.
A Espanha, de acordo com a agência, sente "especial vulnerabilidade" da situação exterior, tendo em conta o seu ainda considerável déficit estrutural, o elevado nível de dívida externa e a fragilidade da recuperação econômica.
Sobre o rebaixamento da Itália, a Fitch disse que "o elevado nível de dívida pública e a necessidade de financiamento, juntamente com a reduzida taxa de potencial crescimento" deixaram o país "especialmente vulnerável a perturbações externas".
Segundo ainda a agência, "a resposta do governo italiano ao contágio, inicialmente vacilante, também levou à erosão da confiança do mercado na capacidade da Itália navegar com eficácia pela crise".
É a segunda descida do rating da Itália esta semana, depois da agência Moody's ter reduzido a nota do país em três níveis, de Aa2 para A2, com perspectiva negativa, também devido aos elevados níveis da dívida do país.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da