Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Assad diz que a próxima fase da Síria não será fácil



Da Agência Xinhua

O presidente sírio Bashar al-Assad afirmou no domingo (8) que a próxima fase da guerra da Síria, após a libertação da cidade de Aleppo, não será fácil, uma vez que o Ocidente continua a apoiar grupos terroristas. "As potências ocidentais, bem como suas ferramentas e agentes na região estão apoiando as organizações terroristas," disse Assad. As informações são da agência Xinhua.

Ele também disse que recapturar toda a cidade de Aleppo dos grupos rebeldes representa um "passo importante para a vitória na Síria." As declarações de Assad ocorreram durante seu encontro com o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Shamkhani.

"A Síria, com a ajuda de seus amigos, principalmente do Irã e da Rússia, está avançando em fazer o que for necessário para fornecer o terreno adequado para encontrar uma solução, através da qual os sírios possam determinar o futuro de seu país sem intervenção estrangeira," disse Shamkhani.

Shamkhani deixou claro que seu país não poupará esforços para apoiar a Síria e frustrar qualquer "esquema terrorista e seus apoiadores", uma vez que o contraterrorismo é "uma questão decisiva não só para a Síria, mas para todos os países regionais."

O Irã, principal aliado regional do governo sírio, reforçou recentemente seus compromissos diplomáticos com a Síria, enquanto Alaeddin Boroujerdi, presidente da Comissão de Segurança Nacional do Parlamento iraniano, visitou Damasco na semana passada e funcionários do Ministério das Relações Exteriores sírio visitaram Teerã durante o mesmo período.

O deslocamento diplomático aparentemente visa coordenar posições entre os dois países antes das negociações de paz para a Síria planejadas pela Rússia e Turquia em Astana [capital do Cazaquistão], no final deste mês.

Na sua última visita à Síria, Boroujerdi disse que o Irã apoia as próximas negociações da Síria em Astana, onde se espera que se encontrem, pela primeira vez, representantes do governo sírio e dos rebeldes, uma vez que negociações passadas em Genebra foram apenas entre o governo sírio e a oposição política exilada.

Especialistas afirmam que as expectativas são altas para as novas negociações, já que os Estados Unidos não farão parte da equipe de supervisores, uma vez que o governo Assad considera o apoio ocidental aos rebeldes o motor do atual conflito.

No domingo, Assad também se reuniu com uma delegação francesa visitante, incluindo legisladores  e intelectuais. Durante o encontro, Assad disse que a política atual da França está desconectada da realidade sobre a guerra na Síria. Ele ressaltou que a política ajudou a inflamar a situação através do apoio a "organizações terroristas," que se tornaram “uma ameaça, não só para a Síria, mas também para os países ocidentais”.

A delegação francesa disse que o que aprenderam sobre a Síria contém uma grande quantidade de distorções à verdade. Um dia antes, a delegação francesa chegou a Aleppo de avião, a primeira aeronave civil a pousar no aeroporto da cidade em quatro anos.

Os rebeldes no campo de Aleppo dispararam vários foguetes contra o aeroporto depois que a delegação desembarcou, causando um atraso em seu voo de ida para Damasco.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)