Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Atacama não está em negociação com a Bolívia, diz Piñera


 
Renata Giraldi
ReAgência Brasil

Brasília – De férias por uma semana, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, interrompeu o período de descanso para reiterar que o Deserto de Atacama não é objeto de negociações com o governo do presidente da Bolívia, Evo Morales, Segundo Piñera, a região de Atacama não é negociável.

“O Atacama é e vai seguir sendo como soberania chilena. Isso nunca esteve na mesa de negociações”, disse ele. As informações são da rede estatal de televisão chilena, a TVN.

Piñera respondeu a um comentário, divulgado pela imprensa boliviana, que a região de Atacama estava sendo negociada por ele e Morales. “Não estou de piada [nem brincadeira] quando falo que o Atacama é e vai continuar sendo chileno”, afirmou.

Os dois presidentes, por meio de assessores, retomaram as negociações sobre uma proposta negociada em 2006 e ratificada no ano passado denominada Treze Pontos. Nela, o Chile e a Bolívia expõem as reivindicações de ambos os lados. Para os bolivianos, o principal ponto é garantir uma saída para o mar.

Desde 1879, depois de uma guerra com o Chile, a Bolívia perdeu 400 quilômetros de costa e não dispõe de litoral. Em 1978, as relações diplomáticas entre os dois países foram interrompidas. Depois, em 2006 foi retomada a disposição de negociar uma alternativa para por fim à crise envolvendo chilenos e bolivianos.

No começo deste ano, o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, anunciou que o governo Morales analisa a hipótese de recorrer ao Tribunal de Haia contra o Chile por causa da reivindicação do direito de saída para o mar. Piñera, no Chile, tentou amenizar a ameaça e defendeu a negociação.


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)