Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ataque aéreo ao complexo residencial de Khadafi



Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília – Pelo menos seis pessoas morreram e dez ficaram feridas hoje (12) em ataques aéreos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que atingiram o complexo residencial do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, em Trípoli, a capital do país. Jornalistas estrangeiros foram autorizados a visitar o local dos ataques, desde que acompanhados por funcionários do governo Khadafi. De acordo com as autoridades líbias, todas as vítimas são civis.

Os ataques ocorreram no mesmo dia em que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou ter convidado o Conselho de Transição líbio (CNT), formado por integrantes da oposição a Khadafi, a abrir uma representação permanente em Londres. O convite foi feito durante conversa de Cameron com o chefe do CNT, Mustapha Abdeljalil.

"Posso anunciar uma série de medidas para reforçar a partir de agora a nossa cooperação com o conselho", disse Cameron durante declaração conjunta à imprensa com Abdeljalil. "O governo convida hoje o conselho a estabelecer uma representação formal aqui em Londres”, afirmou.

De acordo com Cameron, o governo britânico reforçará a presença diplomática em Benghazi, cidade que se tornou símbolo da oposição, no Leste da Líbia. “Estamos finalizando os planos para transferir muito equipamento para a polícia de Benghazi e também haverá fornecimento de material de comunicação”, disse o primeiro-ministro.

Abdeljalil celebrou a decisão do governo britânico. “[A Grã-Bretanha] não se arrependerá desta tomada de posição”, disse. “Viemos aqui a este país para agradecer e exprimir a nossa gratidão ao povo britânico e ao seu governo pela disciplina e pela posição moral, e confirmar ao povo britânico o bom fundamento da sua ação.”

A Grã-Bretanha, que participa nos ataques aéreos sob comando da Otan na Líbia desde meados de março, multiplicou nas últimas semanas os gestos de reconhecimento e de apoio em relação à oposição. Desde o começo deste ano, Khadafi enfrenta forte oposição interna e pressão internacional para deixar o poder, depois de quase 42 anos no governo.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)