Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Aumenta a tensão em Trípoli



Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília - Testemunhas na capital da Líbia, Trípoli, afirmaram hoje (25) que forças de segurança leais ao regime do presidente Muammar Khadafi atiraram contra os manifestantes. Informações extra-oficiais indicam que há pelo menos dois mortos no distrito de Janzour.

Religiosos organizaram um protesto para hoje, depois das orações, e foram recebidos com violência pelas forças do governo. Mais cedo, a rede estatal de televisão, a Libyan TV, mostrou um grupo de cerca de 50 simpatizantes do governo participando de uma manifestação pró-Khadafi, na Praça Verde, em Trípoli.

A capital líbia se tornou uma espécie de bastião do regime, patrulhada pelas forças especiais do governo. O Leste do país – onde estão cidades como Benghazi, Tobruk e Ajdabiya – permanece sob controle da oposição, mas o governo lançou ofensivas para tomar o controle das localidades próximas ou a oeste de Trípoli, como Zuara, Sabratha, Misrata e Al Zawiya.

Até ontem (24), os relatos eram de que a cidade de Al Zawiya, a 50 quilômetros de Trípoli, transformou-se em palco de violentos conflitos. Na terceira cidade do país, Misrata, a 200 quilômetros da capital, foram registrados combates pelo controle do aeroporto. Mas os relatos são de que a cidade também caiu em favor dos rebeldes.

A Federação Internacional de Direitos Humanos estima que pelo menos 700 pessoas podem ter morrido. Já um médico francês em Benghazi, Gerrard Buffet, disse que os combates podem ter matado até 2 mil pessoas só no leste do país.
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)