Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 - 12h11
Da BBC Brasil
Agência Brasil, Brasília - Testemunhas na capital da Líbia, Trípoli, afirmaram hoje (25) que forças de segurança leais ao regime do presidente Muammar Khadafi atiraram contra os manifestantes. Informações extra-oficiais indicam que há pelo menos dois mortos no distrito de Janzour.
Religiosos organizaram um protesto para hoje, depois das orações, e foram recebidos com violência pelas forças do governo. Mais cedo, a rede estatal de televisão, a Libyan TV, mostrou um grupo de cerca de 50 simpatizantes do governo participando de uma manifestação pró-Khadafi, na Praça Verde, em Trípoli.
A capital líbia se tornou uma espécie de bastião do regime, patrulhada pelas forças especiais do governo. O Leste do país – onde estão cidades como Benghazi, Tobruk e Ajdabiya – permanece sob controle da oposição, mas o governo lançou ofensivas para tomar o controle das localidades próximas ou a oeste de Trípoli, como Zuara, Sabratha, Misrata e Al Zawiya.
Até ontem (24), os relatos eram de que a cidade de Al Zawiya, a 50 quilômetros de Trípoli, transformou-se em palco de violentos conflitos. Na terceira cidade do país, Misrata, a 200 quilômetros da capital, foram registrados combates pelo controle do aeroporto. Mas os relatos são de que a cidade também caiu em favor dos rebeldes.
A Federação Internacional de Direitos Humanos estima que pelo menos 700 pessoas podem ter morrido. Já um médico francês em Benghazi, Gerrard Buffet, disse que os combates podem ter matado até 2 mil pessoas só no leste do país.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da