Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bloomberg: da prisão, Lula domina eleições


Bloomberg: da prisão, Lula domina eleições - Gente de Opinião

 247 - A Bloomberg, agência de notícias e dados para o mercado financeiro em todo o mundo reconheceu em reportagem veiculada globalmente que o plano das elites brasileiras de lançar Lula ao ostracismo fracassou por completo. "O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode estar fora do poder há oito anos e definhar no momento numa cela de prisão, mas continua a dominar as eleições deste ano, como fez nas últimas cinco", afirma o texto da agência norte-americana. O título da notícia é "O efeito Lula: como o ex-presidente do Brasil continua a influenciar os eleitores".

Na reportagem, um gráfico mostra as curvas de crescimento do próprio Lula e de Dilma nas pesquisas do Ibope nas eleições de 2002, 2006, 2010 e 2014 e, agora, as de Haddad. O índice de Haddad é inferior aos de Lula e Dilma no mesmo mês de setembro nas eleições anteiores. Ele tem 19% contra 39% de Lula em 2002 e 51% em 2006, e 35% de Dilma em 2010 e 36% em 2014. Mas são contextos muito diferentes, pois a candidatura de Haddad foi lançada apenas em 11 de setembro (a pesquisa Ibope foi feita menos de uma semana depois), enquanto Lula e Dilma já estavam definidos como candidatos do PT meses antes nas eleições anteriores. O interessante na comparação é a curva de Haddad, que claramente "busca" as curvas de Lula e Dilma nas outras disputas.

Veja:

Bloomberg: da prisão, Lula domina eleições - Gente de Opinião

Relata a reportagem:

"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode estar fora do poder há oito anos e definhar no momento numa cela de prisão, mas continua a dominar as eleições deste ano, como fez nas últimas cinco. Em 2010, Dilma Rousseff saiu da obscuridade para a Presidência graças ao toque de Lula e seu apoio foi crucial para impulsioná-la em uma votação apertada em 2014. Em 2018, o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad , viu o apoio dos eleitores aumentar dramaticamente depois que Lula aprovou-o como candidato do Partido dos Trabalhadores. Apesar de estar encarcerado na cidade de Curitiba, o ex-chefe de Estado mantém controle quase total sobre seu partido".

Leia aqui a reportagem original.

Gente de OpiniãoDomingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)