Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bolívia pode fechar todas as cidades fronteiriças


 

A presidente  Nacional das Alfândegas, Marlene Ardagh, disse em um comunicado que, em conjunto com o Ministério da Economia, as Forças Armadas e da Agência Nacional de Hidrocarbonetos estudam um "plano estratégico" para controlar o contrabando de combustível.

Ardagh disse que o Governo pediu 130 agentes aduaneiros adicionais aos 120 atuais, além de 203 funcionários adicionais para o controle das fronteiras durante 24 horas e 75 veículos.

Bolívia pode fechar todas as cidades fronteiriças  - Gente de Opinião
A presidente Nacional das Alfândegas, Marlene Ardagh, estuda um "plano estratégico" para controlar o contrabando/Eldeber



No ano passado, o comércio ilegal de combustível para os países vizinhos, como Peru, Argentina e Brasil levaram para a Bolívia uma perda de US$ 150 milhões, estimado pelo presidente Evo Morales, um número que pode dobrar em 2011.

A fim de acabar com este contrabando, o presidente decidiu, em 26 de dezembro, um aumento dos custos de combustível entre 57% e 82%, que foi cancelado, cinco dias depois pela pressão de vários setores sociais.

Em discurso feito hoje na cidade de Patacamaya, no Planalto, o presidente voltou a defender com grupos de camponeses aumentar a necessidade de preço futuro dos combustíveis como uma forma de proteger a economia nacional.

O presidente disse que o contrabando de combustível para os países vizinhos é feito por caminhões de grande arqueação, com tanque duplo para a gasolina ou diesel, em garrafas pequenas e "garrafas", quando feito por mulheres.

Segundo o chefe da polícia aduaneira Romulo Delgado, que faz parte do plano é "para fechar todas as cidades fronteiriças, além de aumentar o controle de estradas para os países vizinhos.

Os militares já lançaram plano para controlar o contrabando de ouro nas fronteiras e até mesmo pessoas presas e apreendidas máquinas, principalmente na fronteira com Peru e Brasil.

Fonte: Eldeber com informações da Agência EFE

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)