Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Brasil e Peru avaliam descentralização programas sociais



 Brasília, 25 – O secretário executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Onaur Ruano, participa de workshop sobre a descentralização dos programas sociais do Peru. O encontro ocorre durante toda a próxima semana, de 28 de março a 1º de abril, em Lima. Trata-se da quarta e última atividade do projeto de cooperação do governo brasileiro com o peruano.

O projeto de gestão descentralizada dos programas sociais foi assinado em outubro de 2007 entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Mulher e Desenvolvimento Social do Peru (Mimdes). O objetivo é potencializar o processo de descentralização dos programas sociais daquele país, mediante a articulação com outros setores e a priorização da transferência das funções e competências aos governos locais e regionais, permitindo consolidar e fortalecer as instituições subnacionais no Peru.

Projeto – Após a assinatura do convênio, já foram desenvolvidas três atividades: a primeira, em 2008, em Lima, um seminário sobre políticas de superação da pobreza e de erradicação da pobreza extrema. Em 2009, ocorreram reuniões e jornadas de capacitação no Brasil e no Peru. A terceira atividade foi uma capacitação de agentes multiplicadores peruanos ocorrida no Brasil no ano passado.

Fonte: Adriana Scorza
Ascom/MDS

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)