Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Brasileiros fazem na Europa documentário sobre refugiados



Da Lusa

Uma equipe brasileira está produzindo um documentário sobre a crise dos refugiados na Europa. O projeto começou em Lisboa e pretende ser uma visão imparcial sobre o problema.

Denominado Diáspora, Todos os Sonhos do Mundo, o filme vai acompanhar quatro famílias de refugiados ao longo de dois anos, mostrando as suas vidas e as da comunidade em que se inserem.

"Não queremos fazer um filme de apoio aos refugiados. Queremos um filme para mostrar a realidade do ponto de vista dos que recebem e o ponto de vista deles [refugiados]", disse à agência Lusa o diretor de Fotografia da produtora, Fred Alves.

Segundo ele, sendo provenientes do Brasil, "um país neutro", os cineastas têm a possibilidade "de falar de um ponto de vista mais aberto".

Reconhecendo que num filme sobre refugiados "a questão humanitária surge como rótulo", o diretor de fotografia disse que o objetivo não é esse: "É mostrar a verdade dos fatos", destacou.

Impactos

"Precisamos entender, do ponto de vista histórico, os impactos que essa diáspora vai causar nos países que estão recebendo refugiados. Friamente estamos analisando isso", acrescentou.

O projeto, dirigido por Cleonildo Cruz, começou simbolicamente no Dia do Refugiado, 20 de junho. Desde então, a equipe que produz o filme já percorreu 3.200 quilômetros, passando por Lisboa, Porto, Faro, Sevilha, Mérida, Cádis e Marrocos.

"Fomos pela estrada porque muitos refugiados estão apoiados por igrejas e centros de refugiados ligados ao movimento cristão, e tivemos de parar nesses centros um por um", contou Fred Alves, que diz que, nesta primeira etapa, a equipe já fez 40 entrevistas.

Segundo o cineasta, o longa-metragem será construído à medida que a equipe for percorrendo um roteiro que passa por países como França, Reino Unido, Alemanha, Turquia e termina na fronteira com a Síria ou, se for possível, dentro da Síria, para o documentário contar o interior do conflito.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)