Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Caças franceses já sobrevoam a Líbia, diz Sarkozy



Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou hoje (19) que aviões do país já sobrevoam a Líbia para colocar em efeito a zona de exclusão aérea autorizada na quinta-feira (17) pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo Sarkozy, caças franceses Rafale sobrevoam a Líbia em uma missão de reconhecimento do território. A aviação francesa tem o objetivo de "impedir ataques aéreos contra a população em Benghazi", no Leste do país.

Outros aviões estão "prontos para intervir contra blindados" do Exército Líbio, disse o presidente francês. Sarkzoy confirmou as operações militares na Líbia após uma reunião extraordinária em Paris sobre a crise no país africano. O encontro contou com a presença de 22 representantes de governos e de organizações internacionais (ONU, Liga Árabe e União Africana).

O clima de urgência da cúpula aumentou após informações de que Benghazi continuou sendo palco de enfrentamentos apesar de um cessar-fogo anunciado pelas forças do regime líbio. Neste sábado, um avião caça chegou a ser abatido e caiu, em chamas, sobre Benghazi.

O presidente francês afirmou que o líder líbio, Muammar Khadafi, "desdenhou" o ultimato da comunidade internacional, "intensificando seus ataques assassinos nas últimas horas". Mas Sarkozy deixou uma porta aberta e afirmou que "ainda é tempo para Khadafi evitar o pior". O presidente francês indicou que "as portas da diplomacia se abrirão quando os ataques cessarem".

Na quinta-feira, a ONU adotou a Resolução 1.973, que instaura uma zona de exclusão aérea na Líbia para proteger os civis de bombardeios e autoriza os Estados membros a tomarem "todas as medidas necessárias" para proteger os civis dos ataques, excluindo a possibilidade de envio de forças de ocupação estrangeiras.

"Nossas forças irão se opor a todas as agressões", disse Sarkozy. "Nossa determinação é total", acrescentou o presidente francês. Ele afirmou que "todos os meios necessários, particularmente militares serão aplicados para garantir o respeito às decisões do Conselho de Segurança da ONU".

O governo líbio anunciou um cessar-fogo ontem (18), mas desde o princípio os rebeldes e líderes da comunidade internacional se mostraram reticentes em relação à medida.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)