Domingo, 20 de março de 2011 - 20h43
A Casa Branca informou na noite deste domingo (20) que o governo dos Estados Unidos não vai reconhecer o cessar-fogo declarado pelas forças leais ao ditador líbio Muammar Gaddafi. O governo norte-americano classificou o novo anúncio como “uma farsa” e assegurou que manterá a ofensiva para estabelecer uma zona de exclusão aérea e proteger os civis.
"Nosso ponto de vista neste momento sobre a declaração de cessar-fogo é que ou não é verdade ou foi violada imediatamente", disse a jornalistas o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Tom Donilon. De acordo com ele, os EUA e seus aliados tiveram um "bom primeiro dia" em sua intervenção na Líbia.
"Gaddafi perdeu legitimidade na Líbia", declarou o alto funcionário, segundo o qual o ditador se verá "cada vez mais isolado" dentro da comunidade internacional.
Conforme Donilon, passada a fase de ataques os EUA se limitarão a uma função de "apoio", mediante ferramentas como espionagem eletrônica. O objetivo último, declarou, continua sendo que "Gaddafi deveria renunciar como líder da Líbia".
Assim, segundo explicou, o presidente dos EUA, Barack Obama, manteve hoje três sessões informativas para conhecer o desenvolvimento dos eventos e conversou com o rei Abdullah II da Jordânia, com o qual acertou "a importância de uma coalizão ampla" para fazer respeitar a zona de exclusão aérea e proteger a população líbia. Em viagem oficial pelo Brasil desde ontem (19) como parte de uma visita de três dias pela América Latina, Obama segue nesta segunda-feira (21) para o Chile, e, de lá, para El Salvador.
Mais cedo, as Forças Armadas da Líbia emitiram uma ordem para que todas as unidades observassem um cessar-fogo imediato, segundo um porta-voz dos militares em pronunciamento a jornalistas.
Fonte: UOL com agências internacionais
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da