Sexta-feira, 11 de março de 2011 - 15h06
Renata Giraldi
Agência Brasil
Brasília – O Norte do Chile foi atingido hoje (11) por uma série de tremores de terra, no período entre 1h39 e 14h12, segundo informou o Serviço de Sismologia da Universidade de Chile, localizado na capital Santiago. A magnitude dos tremores é considerada de baixa e média intensidades. Os abalos variaram de 3 a 5,1 graus na escala Richter.
Não há relatos de vítimas nem de danos materiais. Paralelamente, o Chile adotou hoje uma série de precauções para evitar problemas caso o litoral do país seja atingido por tsunamis decorrentes do forte terremoto que atingiu o Japão na madrugada de hoje (horário de Brasília).
O Chile está localizado em uma região geográfica onde a ocorrência de tremores de terra e tsunamis é relativamente frequente. O presidente chileno, Sebastián Piñera, pediu hoje à população que se mantenha informada, mas sem alterar a rotina de atividades. "Eu peço para que todos os chilenos permaneçam vigilantes e informados. Mas [peço também que] continuem normalmente suas atividades diárias porque o governo está monitorando a situação e está preparado para tomar todas as medidas necessárias", disse Piñera.
Os ministros do Interior, Rodrigo Hinzpeter, e da Defesa, Andres Allamand, acrescentaram que há 15 centros de operações de emergência em alerta no país. De acordo com Piñera, com os dados disponíveis até o momento, não há necessidade de modificar a rotina no Chile.
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin
Veja o vídeo:
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu