Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Cólera ameaça 2,2 milhões de crianças no Haiti


 

Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – Às vésperas de completar um ano do pior terremoto da história do Haiti, o país registra 3.481 mortos e 157 mil casos em decorrência da epidemia de cólera, segundo o Ministério da Saúde do país. O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários alertou que a epidemia ameaça 2,2 milhões de crianças - que sofrem com a falta de acesso à água potável e às instalações sanitárias.

Há, ainda, no Haiti mais de 1 milhão de pessoas vivendo em alojamentos improvisados. Pelo menos 380 mil crianças moram em barracas nas principais cidades, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Para o representante da entidade no Haiti, Françoise Gruloos-Ackermans, ainda há uma “longa estrada a ser percorrida”.

Ackermans disse que há questões institucionais e sistêmicas que precisam de solução. O terremoto do 12 de janeiro de 2010 agravou a situação de 4 milhões de crianças que já viviam em situação de extrema pobreza – sem acesso à água potável, ao saneamento, à saúde e aos serviços de educação.

Pelos dados do Unicef, apenas 19% da população no Haiti têm acesso à água, ao saneamento e à higiene. Para especialistas, o baixo acesso às condições de higiene explicam o agravamento dos casos de epidemia no país. Segundo o Unicef, o terremoto atingiu cerca de 1,5 milhão de
crianças e 63 mil grávidas.

Na tentativa de amenizar a falta de comida, o Programa Alimentar Mundial (PAM) distribui alimentos para aproximadamente 2 milhões de pessoas no Haiti. Pelos dados das Nações Unidas, cerca de US$ 1,5 bilhão, repassado por vários países, deve chegar ao Haiti para os diversos programas de ajuda e reconstrução.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)