Sábado, 12 de fevereiro de 2011 - 14h37
Da BBC Brasil
Brasília – O Comando Militar egípcio, que assumiu o poder depois da renúncia do presidente Hosni Mubarak, afirmou hoje (12) que vai respeitar todos os tratados internacionais firmados pelo país.
O anúncio foi lido por um porta-voz do militares na TV estatal egípcia. O comunicado, embora não faça referências explícitas a nenhum acordo específico, dá margem ao entendimento de que o tratado de paz entre o Egito e Israel ficará intacto.
Os militares também se disseram comprometidos a entregar o poder a um governo civil, mas não estabeleceram um prazo para isso nem fizeram referência direta às eleições presidenciais que estão, a princípio, marcadas para setembro.
O Comando Militar egípcio pediu ainda que os integrantes do governo anterior continuem nos seus cargos interinamente, até que uma solução política seja encontrada no país.
No dia seguinte à renúncia de Mubarak, a vida na capital egípcia, Cairo, começa a voltar ao normal, enquanto o futuro político do país começa a ser discutido, depois de quase 20 dias de protestos e violência.
Na Praça Tahrir, ponto principal de concentração dos protestos iniciados em 25 de janeiro, centenas de pessoas continuam acampadas. Milhares de manifestantes passaram a noite no local, comemorando a saída do presidente.
O Exército egípcio começou a retirar as barricadas dos acessos à praça, removendo carros queimados que serviam de barreiras. As Forças Armadas mantêm tanques e veículos blindados nas ruas, principalmente em frente aos prédios do governo e de outras instalações importantes.
Diversos grupos já propõem mudanças na Constituição do país, em artigos referentes ao processo político e às liberdades civis.
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin
Veja o vídeo:
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu