Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Comando Militar egípcio vai respeitar tratados internacionais


 

Da BBC Brasil

Brasília – O Comando Militar egípcio, que assumiu o poder depois da renúncia do presidente Hosni Mubarak, afirmou hoje (12) que vai respeitar todos os tratados internacionais firmados pelo país.

O anúncio foi lido por um porta-voz do militares na TV estatal egípcia. O comunicado, embora não faça referências explícitas a nenhum acordo específico, dá margem ao entendimento de que o tratado de paz entre o Egito e Israel ficará intacto.

Os militares também se disseram comprometidos a entregar o poder a um governo civil, mas não estabeleceram um prazo para isso nem fizeram referência direta às eleições presidenciais que estão, a princípio, marcadas para setembro.

O Comando Militar egípcio pediu ainda que os integrantes do governo anterior continuem nos seus cargos interinamente, até que uma solução política seja encontrada no país.

No dia seguinte à renúncia de Mubarak, a vida na capital egípcia, Cairo, começa a voltar ao normal, enquanto o futuro político do país começa a ser discutido, depois de quase 20 dias de protestos e violência.

Na Praça Tahrir, ponto principal de concentração dos protestos iniciados em 25 de janeiro, centenas de pessoas continuam acampadas. Milhares de manifestantes passaram a noite no local, comemorando a saída do presidente.

O Exército egípcio começou a retirar as barricadas dos acessos à praça, removendo carros queimados que serviam de barreiras. As Forças Armadas mantêm tanques e veículos blindados nas ruas, principalmente em frente aos prédios do governo e de outras instalações importantes.

Diversos grupos já propõem mudanças na Constituição do país, em artigos referentes ao processo político e às liberdades civis.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)