Quinta-feira, 8 de dezembro de 2022 - 18h51
Autoridades de
Rondônia e do Departamento do Beni, na Bolívia, estiveram reunidas nos últimos
dia 30 e 31 de novembro, na cidade de San Joaquim, Beni, para tratar sobre as
ações alfandegárias necessárias para o avanço da implantação da balsa no Rio
Guaporé, que vai interligar o Brasil com a Bolívia, através da BR- 429, a
partir de Costa Marques.
A iniciativa deste último encontro político de alinhamento pró-integração foi
motivado pelo Governador do Beni, Dr. Alejandro Unzuela, que convidou o
Deputado Estadual Lebrão, – coordenador da Frente Parlamentar Permanente de
Integração Binacional Rondônia e Beni -, e a deputada estadual eleita, Gislaine
Lebrinha, para verificação das condições de infraestrutura para a instalação de
um Porto Fronteiriço em Puerto Ustarez, comunidade boliviana do município de
San Joaquim, Beni, ás margens do Rio Guaporé e fronteira com o município de
Costa Marques. No lado brasileiro, há também esforços políticos bem avançados
para a instalação da estrutura aduaneira.
O evento foi marcado por ato simbólico de inauguração da Carretera que liga até
a (Ruta9), trecho a partir da fronteira com o Brasil até a cidade histórica de
San Joaquim, e que dá acesso para Trinidad e La Paz.
Em sua fala, Lebrão enfatizou que o projeto é de interesse do Brasil e da
Bolívia. “Está chegando muito perto de ficarmos frente a frente, acabando com
essa novela e abrindo o porto alfandegário em Costa Marques e em Puerto
Ustarez, da mesma forma estruturando a travessia entre Guajará-Mirim e
Guayaramerín. Isso tem que acabar e tem data para acabar, mas vai depender da
força política para garantir a integração binacional, que certamente vai promover
ainda mais desenvolvimento para Rondônia e o Departamento do Benin. A partir de
2023, como deputado federal, tenho o compromisso de destinar recursos e
mobilizar os poderes para a conclusão desse projeto”, disse ele.
Lebrão também fez considerações sobre o apoio que recebeu do Deputado Federal
Lúcio Mosquini, no âmbito federal e que inclusive hoje, tramita na Câmara
Federal um Projeto de Lei que visa estender a Área de Livre Comércio de
Guajará-Mirim – ALCGM ao Município de Costa Marques.
O governador do Beni, Dr. Unzuela ressaltou que o Beni tem realidade geográfica
e potencial econômico favoráveis para o desenvolvimento e afirmou que será uma
prioridade de seu governo investir no diálogo com o parlamento e em ações
estruturantes para avançar no intercâmbio com Rondônia.
Em nome dos prefeitos do Vale do Guaporé, a ex-prefeita e deputada estadual
eleita, Gislaine Lebrinha, defendeu a importância da integração como
instrumento de desenvolvimento dos municípios que farão parte do Corredor
Econômico. Somente os municípios e distritos no eixo da BR-429, somam uma
população de quase 100 mil habitantes. Além disso, a região é rica em produção
rural, pecuária e potencial turístico natural e cultural que deverá ser melhor
explorado a integração.
Também participaram do encontro os representantes dos Ministérios das Relações
Exteriores e do Comércio Exterior e Integração da Bolívia, diversos deputados e
vereadores bolivianos e o presidente da Assembleia Legislativa do Beni, Edgar
Avaroma, a prefeita de San Joaquim, Carmem Lobo, o deputado Estadual por
Rondônia Jhony Paixão, os prefeitos Tinoco, de São Francisco do Guaporé,
Armando Bernardo, de Seringueiras, Cornélio Duarte, de São Miguel do Guaporé, e
os vereadores Legal, de Costa Marques, Zé da Máquina, Careca e Alan (presidente
da Câmara), de São Francisco do Guaporé.
Integração Brasil /
Bolívia, via Vale do Guaporé – BR-429
O projeto é
uma iniciativa do Deputado Estadual Lebrão, prefeitos e lideranças da região do
Vale do Guaporé, e também tem forte apoio do setor produtivo rural e
empresários de Rondônia e do Mato Grosso.
Desde de 2011, busca se viabilizar com o país vizinho um corredor de
integração, interligando as cidades de Costa Marques, em Rondônia, e San
Joaquín/Trinidad, no Departamento de Beni, por meio de uma travessia
internacional, inicialmente através de uma balsa, facilitando o intercâmbio
comercial, cultural e turístico permitindo acesso brasileiro aos portos no
Oceano Pacífico em Arica, no Chile e Illo, no Peru.
O Brasil já é o maior parceiro comercial da Bolívia hoje, onde cerca de 50% do
gás natural consumido aqui é de origem boliviana e, com o anuncio do governo
boliviano de que em 2023 produzirá em grande escala os três agro fertilizantes
mais demandados e utilizados no mundo para a produção agrícola, que são a
ureia, o cloreto de potássio e o terceiro que é o NPK (nitrogênio (N), fósforo
(P), e potássio (K), o Estado de Rondônia e consequentemente o Brasil se
beneficiarão logisticamente na aquisição desses insumos. Além disso, a Bolívia
tem experimentado vasta expansão econômica na pecuária, fato este em que o lado
brasileiro poderá se fortalecer com a exportação de calcário, grãos, proteína
animal, implementos agrícolas e outros produtos manufaturados.
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