Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Coreia do Sul terá sistema de defesa antimíssil



Da Agência Sputnik Brasil

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul chegaram a acordo sobre a implantação do sistema de defesa antimíssil THAAD (Defesa Territorial de Altitude Alta, em inglês) no país, informou hoje (8) o Ministério da Defesa Nacional coreano.

As cidades de Daegu e Pyeongtaek, do norte do país, foram consideradas como possíveis locais de instalação do sistema antimíssil.

“A Coreia do Sul e os Estados Unidos tomaram a decisão conjunta de instalar o sistema THAAD - com a força norte-americana aquartelada na Coreia - como parte de uma ação defensiva para garantir a segurança da República da Coreia e do nosso povo contra as armas nucleares da Coreia do Norte, armas de destruição em massa e mísseis balísticos”, anunciou a agência de notícias Yonhap, citando o comunicado de imprensa do Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

As negociações dos Estados Unidos com a Coreia do Sul sobre o sistema THAAD duraram vários meses, tendo começado após o teste da bomba de hidrogênio e lançamento de um  satélite em fevereiro pela Coréia do Norte, que violou as resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e provocou a condenação da comunidade internacional em ambos os casos.

Como é

O sistema THAAD é projetado para interceptar mísseis balísticos de curto alcance (até 1.000 km), médio alcance (1.000-3.000 km) e alcance intermediário (3.000-5.500 km) na fase de voo mais próxima do alvo. A instalação do sistema na península coreana causou preocupação na Coreia do Norte, Rússia e China. O Ministério chinês das Relações Exteriores divulgou um comunicado em que expressa uma posição:

“Os Estados Unidos e a República da Coreia, ignorando a posição clara de outros países interessados, incluindo a China, anunciaram a instalação do sistema antimíssil norte-americano THAAD na Coreia do Sul. O lado chinês manifesta a sua extrema insatisfação e forte protesto a este respeito”.

O ministério acrescentou que a decisão não vai ajudar a desnuclearizar a península ou trazer a paz à região, tendo apelado a Washington e Seul para cancelar a implantação.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)