Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Declaração do papa sobre uso de preservativo é bem recebida por ativistas


 
BBC Brasil,
Brasília - Grupos classificados como progressistas da Igreja Católica e ativistas da luta contra o HIV/aids receberam bem a declaração do papa Bento XVI de que o uso de preservativo é aceitável “em certas situações”.

A afirmação foi divulgada pelo L'Osservatore Romano, jornal do Vaticano, que publicou trechos de um livro baseado em uma série de entrevistas com o pontífice. Ainda sem lançamento previsto no Brasil, o livro se chamará Light of the World: the pope, the church and the signs of the times (Luz do mundo: o papa, a Igreja e os sinais dos tempos, em tradução literal).

Inicialmente o pontífice defendia que o uso de camisinhas colocava em risco a saúde pública e ampliava o problema da aids em vez de ajudar a conter a doença. Agora o papa afirma que em casos de prostituição, por exemplo, o uso do preservativo seria "um ato de responsabilidade moral".

Bento XVI destacou, entretanto, que o preservativo não deve ser considerado “o caminho para lidar com o mal da infecção pelo HIV". O papa disse ainda que a “obsessão quanto à camisinha implica a banalização da sexualidade”, o que tornaria o sexo não mais uma expressão do amor, “mas somente uma espécie de droga que as pessoas administram a si mesmas”.

O programa das Nações Unidas contra o HIV/Aids (Unaids) classificou os comentários do papa como "um passo adiante significativo e positivo". Segundo o órgão, a declaração reconhece que um comportamento sexual responsável e o uso de preservativos têm um papel importante na prevenção do HIV.

Para o Movimento de Acesso ao Tratamento do Quênia, que combate o avanço do HIV no país, o posicionamento do papa reflete a realidade de que a abstinência sexual nem sempre funciona.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)