Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Destruição militar da Líbia ocorrerá em dias ou semanas



Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília - O ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, disse hoje (24) que “em dias ou semanas” será destruído todo o poder militar do presidente da Líbia, Muammar Khadafi. Desde sábado (19), a coalizão internacional – liderada pelos Estados Unidos, pela França e Grã-Bretanha – lança mísseis sobre a região.

Para Juppé, a ação da coalizão, que entrou hoje no sexto dia de ataques à Líbia, deve “servir de exemplo” a regimes “ditatoriais”. “Venho dizendo que o trabalho de um ditador é de alto risco”, afirmou ele, em defesa da imposição da zona de exclusão aérea na Líbia e da intervenção internacional.

Na semana passada, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou a imposição da zona de exclusão aérea na Líbia com o objetivo de proteger civis de ataques pelas forças leais a Khadafi. O Brasil e mais quatro países se abstiveram na votação sob a alegação de que os ataques podem agravar a crise e a violência no país.

O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, William Hague, afirmou que seu governo pediu que a oposição faça os preparativos para um processo de transição do poder. Hague disse que as negociações são feitas com o Conselho Nacional interino.

Várias explosões foram ouvidas durante a madrugada na capital do país, Trípoli. Na cidade de Misrata (a Oeste do país), tanques do governo dispararam contra uma área próxima a um hospital.

Também há relatos de combates intensos entre rebeldes e forças leais a Khadafi na cidade de Ajdabiya, no Leste, mais perto de Benghazi.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)