Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Eleição de magistrados na Bolívia registra 40% de votos brancos e nulos


Renata Giraldi*
Agência Brasil


Brasília – Na eleição de 56 magistrados de tribunais superiores da Bolívia, com mandatos até 2017, 40% dos votos foram brancos e nulos. O presidente boliviano, Evo Morales, comemorou, no entanto, o resultado da eleição, realizada ontem (16), e disse que o país inaugura um novo sistema judicial. Por enquanto, a magistrada mais votada foi Cristina Mamani, de origem indígena, assim como Morales. A contagem dos votos não acabou.

"Antes, os juízes eram eleitos apenas por 157 parlamentares, agora há milhões de pessoas votando diretamente para a escolha dos juízes. Essa é a grande diferença e um passo para o reforço da democracia", disse Morales. “[Com isso, haverá] uma nova Justiça [na Bolívia]."

O chefe da missão da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Fausto Camacho, que acompanhou as votações, elogiou o que observou em diversos pontos da Bolívia. "Foi um dia bem-sucedido”, disse ele. A previsão é que representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciam hoje suas avaliações sobre as eleições.

Morales é um crítico permanente do sistema judicial da Bolívia. Segundo ele, o sistema atual está em vigor desde 1826, com marcas de corrupção e lentidão. Em relação aos votos brancos e nulos, o presidente disse que eles não interferiram na decisão da “maioria dos bolovianos” que quis participar das eleições. Cerca de 5,2 milhões de eleitores estavam cadastrados para votar.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI, e da emissora multiestatal de televisão, Telesur, com sede em Caracas//Edição: Graça Adjuto

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)