Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Embrapa dá curso de produção de alimentos para africanos



Da Agência Brasil

Brasília - Teve início hoje (4) a segunda edição do Diálogo Brasil-África, programa lançado em março do ano passado para promover a integração brasileira com os países africanos. O encontro tem como objetivo a capacitação de 49 técnicos em agricultura vindos de 28 países africanos. O curso é promovido pela Embrapa Estudos e Capacitação, vinculada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Criada em 2010, a Embrapa Estudos e Capacitação é a responsável pelos cursos de capacitação em agricultura tropical e pela elaboração de estudos técnicos estratégicos na Embrapa. Nessa segunda edição que vai até o dia 15 de abril, os representantes africanos receberão 80 horas de capacitação em dois módulos, Agricultura: Motor do Desenvolvimento Econômico e Social e O Homem (produtor e trabalhador rural), a terra, a organização política e social, a pesquisa e a tecnologia e o capital financeiro.

Todos os técnicos africanos são vinculados em seus países de origem a ministérios de Agricultura e de Desenvolvimento Rural. Além disso, os técnicos fazem parte de Centros de Pesquisa Agrícola, Investigação Agrária, Institutos de Extensão Rural e Universidades atuando como pesquisadores, especialistas, coordenadores e supervisores.

Participam do curso técnicos dos seguintes países: Argélia, África do Sul, Angola, Benin, Botsuana, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Egito, Eritréia, Gabão, Gana, Guiné Bissau, Mali, Marrocos, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Níger, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sudão, República Democrática do Congo, Tanzânia, Tunísia, Yganda e Zimbábue.

No primeiro dia de palestras, o pesquisador da Embrapa, Zander Navarro, mostrou uma visão panorâmica da agricultura brasileira, especialmente da agricultura familiar. Além da Sede da Embrapa em Brasília, o Diálogo Brasil-África ocorre em Sete Lagoas (MG) e Londrina (PR), com capacitação da Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Soja, respectivamente.


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)