Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Estados Unidos definem 1º ataque à Líbia como exitoso



Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília – O chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos, o almirante Michael Mullen, disse hoje (20) que foi um “êxito” a primeira etapa dos ataques aéreos feitos ontem sobre a Líbia. Segundo o militar, as forças leais ao governo “suspenderam os ataques” na direção de Benghazi - cidade que se tornou o símbolo da oposição ao presidente Muammar Khadafi.

Os ataques aéreos ocorridos ontem foram feitos por caças franceses e britânicos, que lançaram mais de 100 mísseis. Na madrugada de hoje, 19 aviões norte-americanos, entre os quais três de bombardeio e caças, atacaram a Líbia.

Segundo Mullen, não houve perdas para os norte-americanos. Paralelamente, há relatos de que em Benghazi veículos militares líbios foram destruídos hoje em ataques lançados pelas forças da coalizão internacional.

Nesta manhã, Khadafi avisou que haverá “uma longa guerra no país” e que ele derrotará as forças da comunidade internacional. Apenas em Trípoli, há relatos de 48 mortos e 150 feridos. De acordo com o governo da Líbia, mais de 90 pessoas morreram nos combates de anteontem (28) em Benghazi.

Ontem, os países aliados (Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Canadá) lançaram mísseis sobre a Líbia. Khadafi recomendou que as pessoas reajam aos eventuais ataques, com "todo o povo líbio portando armas" e que vai “vencer”. Ele prometeu fazer do Mediterrâneo um "campo de batalha".

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)