Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

EUA prendem acusados de financiar Talebã paquistanês


 

BBC Brasil

Três delas são cidadãos americanos que vivem ou já viveram na Flórida, incluindo dois imãs de mesquitas na região de Miami. Eles estão presos e vão se apresentar esta semana em cortes americanas.

Os outros três acusados estão soltos no Paquistão, incluindo a filha e o neto de um dos imãs.

Eles são acusados de apoiar crimes envolvendo assassinatos, sequestros e mutilações de pessoas fora do país e de apoiar o Talebã. Se condenados, cada um pode pegar cerca de 15 anos de prisão.

O imã também foi acusado de instalar uma madrassa, escola religiosa, na região paquistanesa de Swat, que forneceria abrigo para os militantes do Talebã.

As prisões ocorreram um dia após o Talebã paquistanês ter matado mais de 80 pessoas no país, em vingança pela morte do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden.

Clique Leia mais na BBC Brasil: Parlamento do Paquistão condena ação que matou Bin Laden

As acusações vêm à tona em um momento de tensão entre os Washington e Islamabad, que surgiu após o ataque americano que matou o líder da Al Qaeda.

Operações suspeitas

Segundo a promotoria americana, o FBI e autoridades da Flórida iniciaram a investigação sobre os acusados após examinarem transações financeiras suspeitas e outras evidências.

Os três americanos acusados são Hafiz Khan, que tem 76 anos e é imã da Mesquita Flagler, em Miami, e seus dois filhos Irfan, de 37 anos, e Izhar, de 24. Izhar também é imã, mas na mesquita de Jamaat al-Mumineen, em Margate, a 50 quilômetros de Miami.

A filha e o neto de imã Hafiz, Amina e Alam Zeb, respectivamente, também foram acusados, mas estão no Paquistão, assim como Ali Rehman.

“Hoje os terroristas perderam outra fonte de financiamento, que usam contra inocentes e contra os interesses americanos. Não vamos permitir que esse país seja usado como base para financiar e recrutar terroristas”, disse o agente do FBI John Gillies.

Segundo Gillies, durante uma conversa gravada sobre a mrote de sete soldados americanos no Afeganistão, Hafiz Khan teria dito que esperava que Deus matasse outros 50 mil.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)