Sábado, 30 de outubro de 2010 - 22h04
DA FRANCE PRESSE, EM LA PAZ
Folha Online
O presidente da Bolívia, Evo Morales, revelou neste sábado a existência de um projeto conjunto com o Irã para desenvolver uma usina nuclear para fins energéticos, ao visitar uma região mineira no sul do país.
Morales negou que a usina tenha fins bélicos ou esteja ligada à fabricação de armamento atômico.
"Não tenho por que mentir: um dos temas que avançamos com o Irã é, evidentemente, ter uma usina nuclear para fins energéticos. Quando falamos de usina nuclear nos acusam, ligando-a a uma bomba atômica; não estamos falando de bomba atômica".
O presidente anunciou o projeto um dia depois de destacar, durante sua visita a Teerã esta semana, o salto qualitativo alcançado pelo país em sua produção de energia nuclear "com fins pacíficos".
Morales ressaltou ainda o fato de a Bolívia possuir urânio, matéria-prima imprescindível para produzir e exportar eletricidade de origem nuclear para os países vizinhos.
Os EUA e potenciais ocidentais acusam o Irã de querer enriquecer urânio para desenvolver armas nucleares, mas Teerã nega, e alega que seu programa nuclear tem fins meramente pacíficos.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da