Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

FMI: Instabilidade na Europa ameaça recuperação global


 
Wellton Máximo
Agência Brasil

Brasília – As incertezas em relação à trajetória da dívida pública e à segurança das instituições financeiras nos países da Europa podem ameaçar a estabilidade global em 2011, informou o Fundo Monetário Internacional (FMI). Para o organismo multilateral, a União Europeia deveria ampliar o fundo de resgate financeiro para reduzir os riscos da economia mundial este ano.

A avaliação consta do relatório Atualização das Perspectivas Econômicas Mundiais, divulgado hoje (25) pelo FMI. De acordo com o documento, a economia global continuará se recuperando em 2011, mas em ritmos distintos. Os países avançados ainda enfrentam dificuldades para estimular a atividade, mas os países emergentes precisarão ter cuidado para evitar o superaquecimento da economia e a alta da inflação.

Segundo o relatório, as operações de socorro financeiro à Grécia e à Irlanda não eliminaram a desconfiança em torno de outros países da Europa. O FMI não descarta a possibilidade de que a turbulência se espalhe para as economias centrais do continente se as pressões dos mercados resultarem em concessão de financiamentos pelos principais bancos e governos europeus.

Criado no ano passado, o fundo de resgate financeiro tem 440 bilhões de euros, mas só pode emprestar metade desse valor. O FMI teme que o valor seja insuficiente caso uma grande economia do continente seja afetada pelas pressões de mercado.

O relatório também recomenda que os países da zona do euro adotem testes de estresse mais rigorosos nos bancos da região. O objetivo é impedir que os riscos provocados por instituições financeiras mal administradas contaminem a dívida pública dos países. O FMI pediu que os esforços para regulamentar o setor financeiro não se desacelerem.

Em relação aos Estados Unidos, o FMI sugeriu cortes de impostos para estimular a criação de empregos e reativar o mercado imobiliário. No longo prazo porém, a maior economia do mundo deve traçar um plano para conter o desequilíbrio fiscal e evitar, no futuro, um aumento dos juros, o que poderia atrasar a recuperação econômica mundial.

Apesar das preocupações, o FMI aumentou de 2,3% para 3% a projeção de crescimento da economia norte-americana em 2011. Para a zona do euro, a estimativa é de expansão de 1,5% neste ano. Com projeção de 9,6%, a China continuará a liderar o crescimento entre as principais economias.

Para o Brasil, o FMI elevou as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,1% para 4,5% este ano. Em 2012, no entanto, a projeção foi mantida em 4,1%.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)