Domingo, 28 de novembro de 2010 - 15h07
Da BBC Brasil
Brasília - O Haiti iniciou neste domingo (28) a votação para eleger um novo presidente e novos congressistas na primeira eleição depois do terremoto que deixou mais de 200 mil mortos, 2 milhões de desabrigados e 90% dos prédios públicos destruídos.
A lista oficial do governo é de 4,7 milhões de eleitores registrados, que poderão votar em um dos 18 candidatos presidenciais, deputados e senadores. Mas, de acordo com correspondentes, o início da votação foi lento.
A votação começou às 6h da manhã (horário local, 9h horário de Brasília) e deve ser encerrada às 16h (horário local, 19h horário de Brasília). Os resultados deverão ser divulgados a partir do dia 5 de dezembro, com os resultados finais anunciados apenas no dia 20 de dezembro.
Cerca de 11 mil soldados das forças de paz da ONU estão garantindo a segurança e apoio logístico para o processo eleitoral.
Disputam a Presidência 18 candidatos, sendo que o apoio do presidente René Préval foi para o tecnocrata Jude Célestin, chefe da empresa estatal encarregada da reconstrução do país.
Célestin concorre com a ex-primeira-dama Mirlande Manigat, a principal líder oposicionista, e acredita-se que os dois candidatos levem a disputa ao segundo turno, em 16 de janeiro. Outro concorrente de peso é Michel Martelly, popular cantor haitiano.
Os eleitores vão escolher também 99 deputados e os ocupantes de 11 das 30 vagas do Senado.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da