Quarta-feira, 16 de março de 2011 - 07h24
O governo do Japão apelou nesta quarta-feira (16) para helicópteros para tentar resfriar os reatores da central nuclear de Fukushima 1, seriamente afetada pelo terremoto e pelos tsunamis que atingiram o nordeste do país na última sexta-feira (11), informou a televisão pública NHK.
A missão dos aparelhos é jogar água sobre o reatores, que tiveram seus sistemas de resfriamento virtualmente destruídos pelo tremor e pelas explosões registradas nos últimos dias.
De acordo com a agência de notícias France Presse, o primeiro aparelho, um CH-47 Chinook, recebeu a ordem de missão às 16h locais (4h de Brasília), mas não conseguiu jogar água sobre reatores da central nuclear, impedido pela forte radioatividade.
Outros helicópteros estão preparados para participar das operações na central, que sofreu uma combinação de acidentes nos reatores, informou o site do jornal Yomiuri Shimbun.
Ainda não está claro, no entanto, se as missões serão mantidas durante a noite e se o mau tempo que afeta o nordeste do Japão influenciará nas decolagens.
A companhia elétrica japonesa Tepco anunciou nesta terça-feira (15) que estudava essa alternativa diante da impossibilidade de utilizar os mecanismos habituais para resfriar os reatores.
Fonte: Portal R7
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin
Veja o vídeo:
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu