Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Imprensa e Igreja têm pontos de proximidade, diz papa


Renata Giraldi
Agência Brasil/EBC

Vaticano - Na mensagem aos jornalistas, o papa Francisco disse hoje (16) que a Igreja Católica Apostólica Romana e a imprensa têm “pontos de proximidade na comunicação” com os povos. Segundo o papa, ambas são orientadas pelos mesmos princípios – a verdade, a bondade e a beleza. Em seguida, ele disse que, mesmo os não católicos, teriam sua bênção, pois todos são “filhos de Deus”.

“A verdade, a bondade e a beleza são pontos de proximidade entre a Igreja e a imprensa”, disse, em italiano. “Sei que muitos aqui não pertencem à Igreja. Mas peço que respeitem sua consciência [ao trabalhar] e sabendo que são filhos de Deus, eu os abençoo”, acrescentou, em espanhol.

Porém, o papa advertiu que a cobertura da imprensa sobre a Igreja tem distinção em relação a outros temas. Segundo ele, na Igreja o que guia as ações é o Espírito Santo, e não a política. "A Igreja não tem uma natureza política, mas espiritual. Aqui o centro das atenções não é o sucessor de Pedro [o primeiro papa], mas a Igreja."

Sorrindo e demonstrando bom-humor, o papa recebeu os jornalistas em uma breve audiência, que durou menos de 30 minutos. O local escolhido foi a Sala Paulo VI, no interior do Vaticano, com capacidade para 8 mil pessoas. A sala lotou, pois muitos jornalistas e funcionários do Vaticano levaram as famílias para a audiência com a imprensa.

Apenas os jornalistas denominados vaticanistas – profissionais especialistas em Vaticano – , funcionários da Santa Sé, alguns padres e freiras puderam cumprimentar individualmente o papa. Alguns ajoelharam e beijaram a mão de Francisco. Outros foram mais informais e beijaram o papa no rosto. O pontífice conversou alguns minutos com cada um.
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)