Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Iraque começa ofensiva para retomar Mossul do Estado Islâmico



Da Agência Ansa

Mais de 30 mil tropas do exército iraquiano começaram nesta segunda-feira (17) uma ofensiva militar para libertar a cidade de Mossul do Estado Islâmico (EI). A informação foi dada a uma emissora estatal iraquiana pelo primeiro-ministro do país, Haidar al Abadi. "A hora de vencer chegou e as operações para libertar Mossul começaram", disse o premier.

A investida para reconquistar Mosul é a maior operação militar do Iraque desde que as tropas norte-americanas se retiraram do território em 2011 e, se for realizada com sucesso, será o golpe mais duro ao grupo terrorista até o momento.

Segundo a Al Jazira, nas primeiras quatro horas de ofensiva, as forças curdas dos peshmerga já conquistaram o controle de pelo menos três vilarejos da região. No entanto, elas não entrarão em Mossul, deixando esta tarefa apenas para o exército iraquiano para não aumentar tensões no país, de acordo com Kifah Mahmud Karim, conselheiro do presidente da região autônoma do Curdistão iraquiano, Massud Barzani.
   
A operação deve durar "provavelmente semanas e talvez ainda mais", explicou o general Stephen Townsend, comandante das forças conjuntas norte-americanas que estão no Iraque para ajudar a libertar Mossul. "Esta deve se revelar uma batalha longa e difícil, mas os iraquianos estão preparados e nós estamos com eles", afirmou Townsend. A Organização das Nações Unidas também já falou sobre a ofensiva e se disse "extremamente preocupada" com os cerca de 1,5 milhão de civis que vivem na cidade.

Segundo o responsável da ONU pelas atividades humanitárias, Stephen O'Brien, a instituição teme que "milhares [de pessoas] poderão se encontrar sob o cerco" das tropas governamentais ou se transformar em "escudos humanos" nas mãos do Estado Islâmico.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)