Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Itália abrirá hospital militar na Líbia, afirma chanceler


 
Da Agência Ansa

A Itália anunciou hoje (14) que instalará um hospital militar na cidade de Misrata, na Líbia, após pedidos do primeiro-ministro da Unidade Nacional do país, Fayez al-Sarraj. As informações são da Agência Ansa.
 
O chanceler italiano, Paolo Gentiloni, afirmou nesta terça que nos meses passados, "a Itália ajudou salvando alguns dos feridos mais graves [de Misrata] e disso vem a decisão de responder ao pedido formal de Sarraj de instalar um hospital militar".
 
De acordo com a ministra da Defesa da Itália, Roberta Pinotti, a operação, que levará o nome de Ippocrate (Hipócrates, conhecido como o pai da medicina), contará com 300 militares, 60 dos quais médicos e enfermeiros, 140 pessoas responsáveis pelo suporte logístico e 100 responsáveis pelas "forças de proteção".
 
Além disso, ainda estarão à disposição do hospital, localizado perto do aeroporto de Misrata, um avião para eventuais evacuações e um navio ao longo na costa da Líbia. "A operação foi chamada de Ippocrate pelas suas evidentes finalidades humanitárias. O hospital, que pode começar a funcionar em três semanas, fornecerá triagens, [serviço de] pronto-socorro, visitas ambulatoriais, transfusões de sangue e a possibilidade de recuperação de mais de 40 pacientes", afirmou Pinotti.
 
A ideia do hospital foi formalizada por Sarraj com uma carta ao primeiro-ministro Matteo Renzi no dia 8 de agosto, disse a ministra. "Em 15 de agosto, aconteceu o primeiro reconhecimento do Ministério da Defesa para verificar o que era necessário [para o hospital]. Já no dia 23, aconteceu um outro reconhecimento para validar as questões logísticas", explicou Pinotti.
 
Oposição
 
A notícia foi recebida com elogios, mas também com críticas por parte da oposição italiana. Por isso, o ministro das Relações Exteriores da Itália rebateu os comentários negativos afirmando que o país está "mandando um hospital e não um porta-aviões" para a Líbia.
 
Segundo Gentiloni, a medida não envolve soldados italianos em território líbio, mas sim médicos com a necessária proteção militar.
 
Embaixador
 
Nesta terça-feira, a Itália também anunciou que em breve mandará um novo embaixador para a Líbia. "Buscando desenvolver um papel mais avançado na crise, surgiu a decisão de nomear o ministro Giuseppe Perrone para ser o novo embaixador da Itália na Líbia e mandá-lo para Trípoli o mais rápido possível", afirmou Gentiloni.
 
A Itália foi o último país da Europa a fechar sua embaixada na Líbia em fevereiro do ano passado. A decisão de reabrir a sua representação diplomática no país mostra uma relação de atenção especial italiana com a nação do norte da África, sua ex-colônia, tanto pela sua proximidade geográfica quanto pelo fato de que é da Líbia que vem a maior parte dos imigrantes ilegais que chegam à Itália.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)