Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Jornalistas são presos e torturados na Líbia


 
Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – Três jornalistas da rede britânica de notícias BBC foram presos e torturados por forças leais ao presidente da Líbia, Muammar Khadafi, quando tentavam entrar em Zawiya, no Oeste do país, para cobrir os confrontos na cidade. O jornal O Estado de S. Paulo informou ter perdido contato com o jornalista Andrei Netto, que estava na região de conflito na Líbia, e que obteve informações que ele também está detido no país. As informações são da BBC Brasil e da Agência Lusa.

O comando do jornal pediu o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada do Brasil na Líbia para localizar Andrei Netto. De acordo com interlocutores da empresa, o objetivo é retirar o profissional da Líbia onde está desde fevereiro, quando começaram os conflitos no país.

No caso dos jornalistas da BBC, a empresa informou que os três profissionais foram encapuzados, algemados e agredidos por integrantes do Exército líbio e da polícia secreta. Os profissionais também foram ameaçados de morte e submetidos a torturas que os faziam crer que seriam executados.

Na última segunda-feira (7) os jornalistas Chris Cobb-Smith, Goktay Koraltan e Feras Killani foram presos e ficaram 21 horas, depois foram soltos e já deixaram o país. Eles contaram que durante todo o tempo ouviam os gritos de outros prisioneiros sendo torturados. Localizada a 50 quilômetros de Trípoli, Zawiya vem sendo palco de violentos confrontos entre forças leais a Khadafi e oposicionistas.

Em fevereiro, os jornalistas Corban Costa, da Rádio Nacional, e Gilvan Alves, da TV Brasil, foram presos, tiveram os olhos vendados e os equipamentos e documentos apreendidos no Egito enquanto estavam no país para a cobertura da crise causada pela pressão para a saída do então presidente Hosni Mubarak. Os profissionais foram liberados e receberam determinação de voltar para o Brasil.
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)