Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Khadafi chama adversários de ratos e acusa Ocidente



Renata Giraldi
 Agência Brasil


Brasília – Ao completar nessa terça-feira (15) um mês de confronto com a oposição, o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, chamou os adversários políticos de “ratos” e disse que o Ocidente quer “roubar” o petróleo líbio. As afirmações foram feitas durante discurso para simpatizantes, em Trípoli, a capital líbia, ainda sob poder do governo. As informações são da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.

Khadafi negou que em 30 dias de confrontos entre forças leais ao governo e oposição cerca de mil pessoas tenham morrido, como afirmam as organizações não governamentais. No poder há quase 42 anos, o presidente líbio insiste em manter-se no comando, apesar das pressões internas e externas.

O líbio demonstra ignorar que a comunidade internacional discuta uma intervenção militar no país ou a imposição de uma zona de exclusão aérea. Para Khadafi, há um conluio para tirá-lo do poder em decorrência dos poços de petróleo existentes na Líbia.

Paralelamente, os governos da França, da Inglaterra e da Alemanha tentam negociar um acordo no Conselho de Segurança das Nações Unidas em busca de consenso para aprovar uma ação mais efetiva na Líbia. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, afirmou que o governo brasileiro apoia apenas o que for aprovado no conselho.

Khadafi e sua família estão com os bens congelados, por ordem da comunidade internacional. O Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, investiga o presidente líbio em decorrência de denúncias de crimes contra a humanidade, como torturas e assassinatos, entre outros.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)