Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Khadafi sinaliza que governo da Líbia aceita negociar



Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília - O porta-voz do governo da Líbia, Mussa Ibrahim, afirmou ontem (4) à noite que o regime do presidente líbio, Muammar Khadafi, está disposto a negociar para promover a realização de eleições. Ele voltou a negar a possibilidade de Khadafi deixar o país. “Qual o sistema político a aplicar no país? Isso é negociável. Podemos falar. Podemos ter tudo, eleições ou referendo”, disse.

Ibrahim reiterou, no entanto, que Khadafi é o fator de segurança do país e de unidade da população e das tribos. “Pensamos que é muito importante para qualquer transição para um modelo democrático e transparente”, acrescentou.

O porta-voz, porém, não detalhou as negociações em curso para promover a transição democrática. A oposição rejeita qualquer possibilidade de o processo ser conduzido por Khadafi ou um de seus aliados e filhos.

Ontem, o Pentágono anunciou que o Exército norte-americano retirou os aviões de combate envolvidos nos ataques na Líbia. Inicialmente, os Estados Unidos tinham previsto retirar seus aviões e mísseis Tomahawk no próximo fim de semana, depois da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) assumir o comando das operações, na semana passada.

Desde ontem à noite não há registro de aviões de combate na Líbia, segundo o porta-voz do Pentágono, capitão Darryn James. No período das 23h de domingo (3) às 11h de ontem os aviões de combate norte-americanos fizeram dois sobrevoos.

A partir de agora, o Exército dos Estados Unidos não deve fornecer mais do que aviões destinados a efetuar abastecimentos em voo e missões de interferência e de vigilância.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)