Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Líbia distribui armas a mais de 1 milhão de pessoas



O governo da Líbia iniciou a distribuição de armas a mais de 1 milhão de pessoas e deve completar a operação em horas, disse a agência de notícias estatal neste domingo (20).

A agência Jana citou fontes no Ministério da Defesa líbio, que disse que eles "esperam que a operação termine nas próximas horas para armar mais de um milhão de homens e mulheres".

Coalizão

Uma coalizão dos Estados Unidos e quatro outras nações lançou ataques militares contra a Líbia no sábado (19), disseram autoridades, no momento em que o Ocidente tenta forçar Muamar Kadafi a se retirar do poder.

Um funcionário norte-americano disse aos repórteres sob condição de anonimato que uma coalizão incluindo EUA, França, Grã-Bretanha, Canadá e Itália iniciou ataques contra a Líbia com o objetivo de danificar as defesas aéreas de Kadafi.

Algumas nações árabes devem se juntar à coalizão mais tarde, declarou a autoridade.

Um segundo oficial norte-americano, falando à Reuters também sob anonimato, disse que mísseis foram lançados de um navio de guerra contra alvos líbios.

Forças e aviões dos EUA participarão da operação, chamada "Alvorada da Odisseia", que terá como alvos sobretudo as defesas aéreas ao redor das cidades de Trípoli e Misrata.

Cerca de 25 embarcações da coalizão, incluindo três submarinos dos EUA armados com mísseis Tomahawk, estão posicionadas no Mediterrâneo, mostrou uma exibição militar, assim como cinco aviões de vigilância norte-americanos.

Fonte: Gazeta do Povo com informações da agência Reuters
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)