Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Liga Árabe condena uso da força



Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília – A Liga Árabe condenou hoje (20) os atos de violência ocorridos durante os protestos contra regimes políticos da região, que começaram no Egito e na Tunísia e se estenderam a vários países árabes. Em comunicado, o organismo condena também “o uso da força contra as manifestações pacíficas”, numa alusão ao uso da violência por parte das forças de segurança em alguns países.

A Liga Árabe manifestou ainda pesar pelas “vítimas inocentes” que resultaram dos protestos contra os regimes da Líbia, do Bahrein e do Iêmen. Enquanto, no Bahrein, meia dezena de pessoas foram mortas na sequência dos confrontos que começaram em 14 de fevereiro, na Líbia, segundo a Organização Human Rights Watch (HRW), o número de mortos chega a 173.

A organização, que reúne 22 países árabes, pediu aos governantes das áreas onde há protestos que usem o diálogo, e não a violência para possibilitar a aplicação das reformas exigidas pela população. A Liga Árabe pediu ainda que se evitem “ingerências estrangeiras” neste “período crítico” que a região atravessa.

O mundo árabe está sendo sacudido por numerosos protestos inspirados nas manifestações ocorridas na Tunísia, que resultaram a queda do presidente Ben Ali. O Egito foi o segundo país onde as manifestações levaram à queda do presidente, Hosni Mubarak, que estava há quase 30 anos no poder.

O Iêmen, o Bahrein, a Jordânia, a Líbia e a Argélia têm também sido palco de confrontos nos últimos dias. O último país a juntar-se à onda de confrontos foi o Marrocos, onde milhares de pessoas saíram hoje (20) pela primeira vez às ruas para exigir reformas democráticas.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)