Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Lula vai participar de Fórum Social Mundial



Carolina Pimentel
Agência Brasil

Brasília – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá participar da 11ª edição do Fórum Social Mundial (FSM), em Dacar, capital do Senegal. O evento tem início amanhã (6) e segue até o dia 11. Esse será o primeiro evento internacional de Lula depois de deixar a Presidência do Brasil.

Ao lado do presidente senegalês, Abdou Layewade, Lula vai participar, na terça-feira (7), da mesa de discussão sobre o papel da África na geopolítica mundial. Como presidente do Brasil, ele priorizou a aproximação do país com as nações africanas. Lula foi também o governante brasileiro que mais visitou a África, com um total de 12 viagens em oito anos de mandato.

A previsão é de que o ex-presidente fique no Senegal por apenas um dia e retorne ao Brasil na terça-feira. À frente do cargo mais importante do Brasil, Lula participou de todas as edições nacionais do FSM - em Porto Alegre (2003, 2005 e 2010) e em Belém (2009).

Entre as autoridades latino-americanas, também está confirmada a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)