Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Min. Justiça vai à Bolívia fortalecer acordos de cooperação



Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participou, ontem quarta-feira (30/3), da VII ComissãoMistaBrasil-Bolívia sobreDrogas e Temas Conexosem La Paz, Bolívia. Na ocasião, foram firmados compromissos entre os dois países sul-americanos para o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.

 Entre os acordos, destaca-se a cooperação em segurança, que prevê capacitação de policiais que atuam na fronteira Brasil-Bolívia. Durante a reunião, o ministro Cardozo se comprometeu a compartilhar com o governo boliviano a tecnologia dos Laboratórios de Lavagem de Dinheiro (LAB-LD).

 Cardozo aproveitou a agenda internacional para anunciar a liberação de US$ 100 mil para a Bolívia, por meio do Programa País, do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC, sigla em inglês). Os recursos vão ser destinados para aplicação de políticas públicas no combate às drogas e ao crime organizado.

 Durante a reunião, que aconteceu na terça-feira (29/3), no Ministério das Relações Exteriores da Bolívia, ficou agendada a volta da delegação brasileira ao país no dia 29 de abril. Na pauta está a reativação do Comitê de Fronteira Corumbá (MS)/Puerto Suarez (Bolívia) como medida para fortalecer a integração dos dois países, principalmente no que se refere ao combate à criminalidade.

 Ainda na terça-feira, Cardozo e o ministro do Interior boliviano, Sacha Llorenti, sobrevoaram a zona de Chapare, uma das maiores produtoras de coca do país, para observar a destruição de plantações ilegais.

 "Nossa visita à Bolívia tem um objetivo muito claro: buscar uma integração ainda maior entre as atividades de repressão ao crime organizado e ao narcotráfico. Nós já temos uma integração muito boa, mas agora queremos dar um salto de qualidade", afirmou o ministro brasileiro.

 Acompanharam Cardozo na visita os secretários nacionais de Segurança Pública, Regina Miki; de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte; Nacional de Justiça, Paulo Abrão e o embaixador brasileiro na Bolívia, Marcel Biato, além de representantes de órgãos de segurança pública do Brasil.

Fonte: Ministério da Justiça

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)