Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Morales anuncia investimentos em programas sociais


 
Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – Depois de anunciar uma série de medidas que envolve o reajuste de até 83% do preço dos combustíveis e o congelamento de tarifas relativas de serviços básicos, o governo do presidente da Bolívia, Evo Morales, informou hoje (27) que vai investir cerca de US$ 380 milhões – oriundos dos subsídios dos combustíveis – em programas sociais. A iniciativa sobre a aplicação dos recursos foi comunicada pelo ministro de Transparência Institucional e Luta contra a Corrupção, Nardi Suxo.

Os dados são da agência de notícias oficial do país, a Agência Boliviana de Informações (ABI). "É justamente porque o governo pensa nas pessoas que precisam ser beneficiárias do desenvolvimento que tomou a decisão de suspender o subsídio dos combustíveis, como gasolina e diesel", disse Suxo.

Ontem (26), as autoridades bolivianas informaram que as medidas têm como objetivo fortalecer a economia nacional e conter as ações dos contrabandistas. Segundo Suxo, os combustíveis contrabandeados eram transportados principalmente para o Brasil, a Argentina, o Chile e o Peru.

"Os 380 milhões para subsidiar o custo dos combustíveis vão agora para instalar sistemas de água potável e esgoto, construção de estradas pavimentadas e hospitais terciários, além de outros programas de desenvolvimento", disse o ministro.

O ministro da Presidência da República, Oscar Coca, acrescentou que o decreto inclui o congelamento de tarifas relativas ao gás, à eletricidade, à telefonia e à água. Para ele, o poder de consumo dos trabalhadores na Bolívia aumenta considerando também que houve aumentos acima dos níveis da inflação.

Coca disse que está em curso a busca por um diálogo com os sindicatos do transporte público rodoviário para evitar a ameaça de uma greve geral. Uma das medidas em favor do transporte rodoviário é a fixação de tarifa zero para a importação de autopeças, que é uma das reivindicações antigas da indústria.

O governo da Bolívia aprovou ontem um decreto que aumenta o valor cobrado pelos combustíveis e congela as tarifas do gás liquefeito de petróleo (GLP) e do gás natural (GNV).

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)