Terça-feira, 18 de janeiro de 2011 - 10h41
Da Agência Telam
Brasília - O vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, afirmou que o presidente boliviano, Evo Morales, foi alvo de um atentado que ameaçou também dividir o Estado (da Bolívia). Linera disse ainda que o assunto é investigado pela Procuradoria de Justiça da Bolívia. Segundo o vice-presidente, uma quadrilha planejou o atentado entre 2008 e 2009.
"Eles [os idealizadores do plano] tiveram a ideia de promover um conflito violento para enfrentar e atentar contra Evo Morales de forma ameaçadora", disse Linera. "Foi a primeira tentativa de querer dividir a Bolívia, descoberta pelos serviços de inteligência e, em seguida, verificado por meio de dezenas de declarações."
As afirmações de Linera ocorreram durante a abertura do 52º Prêmio Literário Casa das Américas, em Havana (Cuba). O vice-presidente informou sobre as investigações a respeito do atentado ao ser perguntado sobre a divulgação de um vídeo com imagens sobre o pagamento de um suposto suborno a uma testemunha-chave.
“A Justiça deveria determinar a origem da gravação, tudo relacionado com o fato, mas isso não se pode duvidar, sem afetar a investigação em curso sobre a conspiração que houve para promover [um movimento] separatista na Bolívia", disse Linera.
Em seguida, o vice-presidente acrescentou que: “[Há] mais de duas dúzias de depoimentos, incluindo vários recrutados no exterior e vários documentos em mãos do procurador confirmam a extensão da conspiração".
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin
Veja o vídeo:
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu