Terça-feira, 18 de janeiro de 2011 - 10h41
Da Agência Telam
Brasília - O vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, afirmou que o presidente boliviano, Evo Morales, foi alvo de um atentado que ameaçou também dividir o Estado (da Bolívia). Linera disse ainda que o assunto é investigado pela Procuradoria de Justiça da Bolívia. Segundo o vice-presidente, uma quadrilha planejou o atentado entre 2008 e 2009.
"Eles [os idealizadores do plano] tiveram a ideia de promover um conflito violento para enfrentar e atentar contra Evo Morales de forma ameaçadora", disse Linera. "Foi a primeira tentativa de querer dividir a Bolívia, descoberta pelos serviços de inteligência e, em seguida, verificado por meio de dezenas de declarações."
As afirmações de Linera ocorreram durante a abertura do 52º Prêmio Literário Casa das Américas, em Havana (Cuba). O vice-presidente informou sobre as investigações a respeito do atentado ao ser perguntado sobre a divulgação de um vídeo com imagens sobre o pagamento de um suposto suborno a uma testemunha-chave.
“A Justiça deveria determinar a origem da gravação, tudo relacionado com o fato, mas isso não se pode duvidar, sem afetar a investigação em curso sobre a conspiração que houve para promover [um movimento] separatista na Bolívia", disse Linera.
Em seguida, o vice-presidente acrescentou que: “[Há] mais de duas dúzias de depoimentos, incluindo vários recrutados no exterior e vários documentos em mãos do procurador confirmam a extensão da conspiração".
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da