Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Nordeste do Japão é atingido por terremoto de 6,8 graus na escala Richter



Renata Giraldi*
 Agência Brasil


Brasília – O Nordeste do Japão foi atingido hoje (19) por um terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala Richter, seguido por alerta de tsunami. As cidades mais afetadas foram Miyagi e Fukushima – as mesmas que sofreram os impactos dos tremores de terra e tsunami de 11 de março deste ano. O terremoto dessa sexta-feira ocorreu por volta das 14h36 (cerca de 2h36 no horário de Brasília).

Apenas a prefeitura de Miyagi informou que uma pessoa registrou queixa de ferimentos leves. Nas outras cidades não foram feitas reclamações nem registros de danos e vítimas. O alerta de tsunami foi dado cerca de 40 minutos após o terremoto.

De acordo com as autoridades japonesas, não foram registradas anormalidades na área que cerca a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi. Em 11 de março, após o terremoto seguido por tsunami houve danos na estrutura da usina, causando explosões e vazamentos nucleares.

A administradora da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, a Tokyo Electric Power Company, informou que fontes de energia externas estão intactas e que as leituras de radiação na área não mostram alterações.

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão, o terremoto de hoje “provavelmente é uma réplica” dos abalos ocorridos em 11 de março. Segundo a agência, os tremores mais fortes se repetem em ciclos. Paralelamente, a Agência Japonesa de Energia Atômica fez o mapa das áreas onde há usinas em funcionamento no país.

O mapa usa cores para indicar os níveis de radiação e tecnologia e ajudar os usuários a identificar os locais de risco. De acordo com a agência, o mapa vai ajudar desabrigados a decidir se é seguro voltar para casa e auxiliar o governo com os esforços de descontaminação.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)