Terça-feira, 24 de maio de 2016 - 12h01
Da Agência Lusa
Sete milhões de pessoas vivem atualmente em regiões controladas pelo grupo extremista Estado Islâmico. Na cidade iraquiana de Fallujah “não há forma de aproximar dos cerca de 55 mil civis”, alertou hoje (24) a organização não governamental (ONG) norueguesa Norwegian Refugees Council (NRC).
Jan Egeland, ex-secretário-geral adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) e atual diretor da ONG, afirmou durante a Cúpula Humanitária Mundial, em Istambul, que a situação dos refugiados é dramática, mas que é “ainda mais preocupante” o destino daqueles a que as organizações de ajuda humanitária não têm acesso.
“Neste momento, há 55 mil civis no fogo cruzado, na cidade iraquiana de Fallujah, controlada pelo Estado Islâmico, que combate as forças iraquianas, e não há forma de chegar a elas”, disse Egeland, responsável por uma das maiores ONG mundiais dedicadas aos refugiados.
No total, acrescentou, há 7 milhões de pessoas vivendo em regiões controladas pelo grupo e é “muito, muito difícil” negociar com a milícia jihadista a abertura de vias humanitárias.
Várias organizações denunciaram, na cúpula de Istambul, as frequentes violações das leis humanitárias e da Convenção de Genebra, como os bombardeios a hospitais ou a ocupação de escolas.
“Não é preciso ser um cientista para apurar que aviões bombardearam um hospital”, disse Egeland. “Difundiu-se uma ideia de que o médico do meu inimigo é meu inimigo. Não! O médico do meu inimigo está fazendo o seu trabalho”, destacou.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da