Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

ONU retira funcionários estrangeiros da Líbia



Da BBC Brasil

Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou a retirada de todos os funcionários estrangeiros da capital líbia, Trípoli, após ataques dos grupos aliados ao presidente do país, Muammar Khadafi.

Os prédios da ONU e algumas missões diplomáticas estrangeiras foram alvos de ataques de uma multidão após o bombardeio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que provocou a morte do filho mais novo do líder do país de Khadafi, Saaif Al Arab.

A Embaixada da Grã-Bretanha em Trípoli foi incendiada de ontem (1º). O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, disse que o embaixador líbio em Londres, Omar Jelban, recebeu uma ordem para deixar o país em 24 horas.

Segundo Hague, ao não garantir proteção às missões diplomáticas no país, o regime de Khadafi estava “mais uma vez descumprindo suas responsabilidades e obrigações internacionais”.

O Ministério das Relações Exteriores da Itália também condenou os “atos de vandalismo” contra a sua embaixada na Líbia. Os ataques foram descritos como “graves e odiosos”. A Itália, que recentemente se uniu à missão da Otan na Líbia, já havia fechado sua embaixada em março.

Também houve protestos em frente à Embaixada dos Estados Unidos, em Trípoli. Um funcionário da ONU disse que o governo líbio se desculpou pelos ataques contra os edifícios, responsabilizando a multidão furiosa pelos danos provocados.

Os bombardeios começaram após o Conselho de Segurança da ONU aprovar uma resolução autorizando ações militares para proteger a população civil líbia contra ataques promovidos por forças leais a Khadafi.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)