Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa: Vida humana possui 'dignidade altíssimal'



O Papa Bento XVI presidiu a Celebração das Primeiras Vésperas do I Domingo do Advento e a Vigília pela vida nascente neste sábado, 27, às 18h (em Roma – 15h no horário de Brasília), na Basílica de São Pedro.

"O mistério da Encarnação do Senhor e o início da vida humana estão intimamente e harmonicamente conectados entre si dentro do único projeto salvífico de Deus, Senhor da vida de todos e de cada um. A Encarnação revela-nos com intensa luz e de modo surpreendente que toda a vida humana tem uma dignidade altíssima, incomparável", afirmou o Pontífice.

O Bispo de Roma também sublinhou que toda a pessoa "é um bem em si mesma e é preciso buscar sempre o seu desenvolvimento integral". Em seguida, complementou:

"Com o antigo autor cristão Tertuliano, podemos afirmar: 'É já um homem aquele que o será'; não há nenhuma razão para não considerá-lo pessoa desde a sua concepção".

A iniciativa de realizar a vigília de oração pela vida partiu do próprio Santo Padre, e foi assumida pelas Conferências Episcopais de todo o mundo, com o objetivo de promover o compromisso e o testemunho eclesial por uma cultura da vida e do amor.

Bento XVI salientou que o homem possui uma originalidade inconfundível com relação a todos os outros seres vivos, bem como vive tanto a dimensão espiritual quanto corpórea.

"Operamos nas realidades terrenas e, através dessas, podemos perceber a presença de Deus e tender a Ele, verdade, bondade e beleza absoluta. Saboreamos fragmentos de vida e felicidade e anelamos à plenitude total", expressou.

O Papa recordou que o início do novo Ano Litúrgico oferece "a oportunidade de fazer a experiência da proximidade d'Aquele que criou o mundo, que orienta a história e que tomou conta de nós, alcançando o cume de sua condescendência ao fazer-se homem".


Embrião

O Sucessor de Pedro fez uma afirmação enfática a favor da vida, em contraponto ao que chamou de "tendências culturais que buscam anestesiar as consciências com motivações espúrias":

"Com relação ao embrião no ventre materno, a própria ciência coloca em evidência a autonomia capaz de interação com a mãe, a coordenação dos processos biológicos, a continuidade do desenvolvimento, a crescente complexidade do organismo. Não se trata de um acúmulo de material biológico, mas de um novo ser vivente, dinâmico e maravilhosamente ordenado, um novo indivíduo da espécie humana".

Os protagonistas da política, da economia e da comunicação social foram convidados por Bento XVI a "fazer o que esteja ao seu alcance para promover uma cultura sempre respeitosa pela vida humana, para procurar condições favoráveis e retas de apoio ao acolhimento e desenvolvimento dessa vida".

Fonte: Canção Nova

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)