Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Para conter reações, Morales fará pronunciamento


 
Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília - O presidente da Bolívia, Evo Morales, fará um pronunciamento amanhã (29) à noite detalhando a decisão do governo de reajustar os preços dos combustíveis, congelar as tarifas do gás e de alguns serviços básicos. A iniciativa anunciada no último domingo (26) gerou reações generalizadas no país e críticas de sindicatos e entidades.

Para as autoridades bolivianas, as medidas fortalecerão a economia interna e evitarão as ações dos contrabandistas. Os dados são da Agência Boliviana de Informações (ABI). O porta-voz da Presidência da Bolívia, Ivan Canelas, confirmou hoje (28), em entrevista coletiva, que Morales fará o pronunciamento à nação e acrescentará novas informações sobre o tema.

Canelas lembrou que ontem (27) Morales se reuniu com líderes sindicais de várias entidades para detalhar as medidas e as razões que levaram o governo a tomar as decisões. "Infelizmente, muitos setores, especialmente de direita, defendem o neoliberalismo e forçam a revogação do Decreto 748 emitido no domingo [que se refere às medidas anunciadas]", disse ele.

O porta-voz ressaltou que a política de subsídios que estava em vigência, desde 2001, gerava um elevado custo para os cofres públicos. Segundo eles, as despesas em decorrência dessa política foram de US$ 100 milhões, em 2005, e US$ 380 milhões em 2010.

No último domingo, foi anunciado o pacote de medidas econômicas que envolvem o reajuste de até 83% do preço dos combustíveis, o congelamento de tarifas relativas do gás liquefeito de petróleo (GLP) e gás natural (GNV), além de serviços básicos.

De acordo com as autoridades, o objetivo é adotar uma política agressiva que estimule a produção de petróleo. O congelamento de tarifas inclui serviços de abastecimento de energia, água e telefone, além de peças de reposição para os transportes públicos.

No domingo ao anunciar as medidas, o vice-presidente da República, Alvaro Garcia Linera, disse que o reajuste dos combustíveis possibilitará uma espécie de “nivelamento dos preços” cobrados na Bolívia com o que ocorre no Brasil, na Argentina e nos demais vizinhos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)