Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Peru informa ter capturado um dos principais líderes do Sendero Luminoso


 
Agência Brasil

Brasília – As autoridades do Peru anunciaram a prisão de um dos principais líderes do grupo Sendero Luminoso, Edgar Mejía Asencio, conhecido por Izula. Asencio foi capturado ontem (13) na selva em uma operação policial.

A informação foi confirmada pelo ministro do Interior peruano, Fernando Barrios. Também foram presos mais dois integrantes do grupo que serviam como apoio a Izula, enquanto dois homens foram mortos na operação.

As informações são da agência oficial da Argentina, a Telam. Mejía Asencio, de 27 anos, é acusado pelo assassinato de 50 pessoas, entre eles 11 policiais. Para o chefe de Polícia do Peru, general Miguel Hidalgo, Izula exerce liderança expressiva sobre o restante do grupo. Ele foi localizado na aldeia de La Selva Morada, em Huánuco, onde costumava ir para abastecer o veículo que utilizava.

Izula estava acompanhado por um grupo e houve troca de tiros com os policiais. Dois homens foram mortos, segundo os policiais. Izula é irmão de Félix Mejía Asencio, o Mono, outro integrante do Sendero Luminoso, que foi capturado no ano passado.

De acordo com as investigações, a denominada coluna – espécie de subgrupo – em que Izula atuava no Sendero Luminoso era responsável pelo controle da produção de coca na região de Huallaga. Porém, as autoridades peruanas afirmam que as Forças Armadas têm conseguido reduzir a atuação desse grupo.

Hidalgo lembrou que Eleuterio Florindo Flores, conhecido como Artemio, outro integrante do Sendero, também foi capturado. De acordo com o policial, a função de Artemio era extorquir e negociar com traficantes.

O grupo Sendero Luminoso é considerado pelas autoridades peruanas como um aglomerado de terroristas. Criado em 1969, o grupo reúne cerca de 2 mil guerrilheiros que se mantêm em conflito permanente com os militares e policiais do Peru.


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)