Quinta-feira, 14 de outubro de 2010 - 08h02
Agência Brasil
Brasília – As autoridades do Peru anunciaram a prisão de um dos principais líderes do grupo Sendero Luminoso, Edgar Mejía Asencio, conhecido por Izula. Asencio foi capturado ontem (13) na selva em uma operação policial.
A informação foi confirmada pelo ministro do Interior peruano, Fernando Barrios. Também foram presos mais dois integrantes do grupo que serviam como apoio a Izula, enquanto dois homens foram mortos na operação.
As informações são da agência oficial da Argentina, a Telam. Mejía Asencio, de 27 anos, é acusado pelo assassinato de 50 pessoas, entre eles 11 policiais. Para o chefe de Polícia do Peru, general Miguel Hidalgo, Izula exerce liderança expressiva sobre o restante do grupo. Ele foi localizado na aldeia de La Selva Morada, em Huánuco, onde costumava ir para abastecer o veículo que utilizava.
Izula estava acompanhado por um grupo e houve troca de tiros com os policiais. Dois homens foram mortos, segundo os policiais. Izula é irmão de Félix Mejía Asencio, o Mono, outro integrante do Sendero Luminoso, que foi capturado no ano passado.
De acordo com as investigações, a denominada coluna – espécie de subgrupo – em que Izula atuava no Sendero Luminoso era responsável pelo controle da produção de coca na região de Huallaga. Porém, as autoridades peruanas afirmam que as Forças Armadas têm conseguido reduzir a atuação desse grupo.
Hidalgo lembrou que Eleuterio Florindo Flores, conhecido como Artemio, outro integrante do Sendero, também foi capturado. De acordo com o policial, a função de Artemio era extorquir e negociar com traficantes.
O grupo Sendero Luminoso é considerado pelas autoridades peruanas como um aglomerado de terroristas. Criado em 1969, o grupo reúne cerca de 2 mil guerrilheiros que se mantêm em conflito permanente com os militares e policiais do Peru.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da