Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Por dez anos, Haiti receberá do BID US$ 200 milhões anuais



Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília – Até 2021, o Haiti vai receber US$ 200 milhões anuais para a reconstrução do país, devastado pelo terremoto de 12 de janeiro de 2010. A decisão foi anunciada pelo presidente do Banco interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno. O terremoto foi responsável por mais de 220 mil mortos, inúmeros desabrigados e a destruição de prédios públicos e privados.

Moreno se reúne hoje (28) com o presidente do Haiti, René Préval. Em 20 dias, o Haiti enfrenta o segundo turno das eleições, depois de denunciadas irregularidades no processo eleitoral. Disputarão as eleições a ex-primeira dama Mirlande Manigat e o cantor Michel Martelly. Paralelamente, o país vive uma epidemia de cólera que matou cerca de 4 mil pessoas.

“Trata-se de doações e não de empréstimos, concedidos no âmbito de um esforço do BID que trabalha com o governo haitiano e outros doadores para a reconstrução do país", afirmou Moreno, que visitou ontem (27) a capital haitiana, Porto Príncipe.

Segundo Moreno, o BID vai colaborar ainda para a criação de um fundo que concederá créditos às pequenas e médias empresas do Haiti. Paralelamente, a instituição prevê apoiar o setor privado para favorecer a criação de empregos, em um país onde mais de 60% da força de trabalho estão desempregadas.

“A instituição multilateral criou, ao mesmo tempo, em conjunto com a Espanha um fundo de 50 milhões de euros que poderá atingir os 200 milhões [de euros], visando a participar no investimento de risco das instituições financeiras haitianas”, anunciou Moreno.

“Qualquer que seja o vencedor das eleições, o Banco Interamericano de Desenvolvimento está pronto para trabalhar com o futuro governo”.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)