Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Pressionado, Mubarak sinaliza acordo com a oposição



 Da BBC Brasil

Brasília – Sob pressão da comunidade internacional e da população do Egito, o presidente Hosni Mubarak sinaliza que quer um acordo com a oposição para encerrar 12 dias de protestos no país. O ministro das Finanças egípcio, Samir Radwan, disse que o vice-presidente Omar Suleiman vai se reunir com oposicionistas na tentativa de acabar com a crise. Não há detalhes sobre o encontro.

O principal grupo de oposição no Egito, a Irmandade Muçulmana, informou estar pronto para negociar com o governo, desde que haja um acordo por escrito sobre a realização de uma reforma política dentro de um cronograma específico. Em uma declaração, divulgada ontem (3) à noite, a organização informou que não há exigência alguma a ser feita ao presidente.

Outro líder do movimento oposicionista, o Nobel da Paz Mohamed ElBaradei não confirmou presença nas reuniões. Segundo o ministro das Finanças egípcio, a transição de poder no Egito começou quando o presidente Hosni Mubarak disse que não concorrerá à reeleição em setembro, e que se dispõe a transmitir o poder ao sucessor em dezembro.

"É o início da criação de um processo que vai garantir uma transição de poder sem solavancos e sem cair na armadilha de um cenário de caos", afirmou Samir Radwan.

De acordo com analistas, a participação do maior grupo de oposição do país em conversas com o governo pode ajudar a resolver o impasse no Egito, mas ainda não se sabe se os jovens manifestantes que vêm liderando os protestos nas ruas apoiariam uma negociação enquanto o presidente se mantém no cargo.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apelou na sexta- feira (4) por "um processo de transição ordenada que comece imediatamente" no Egito. Obama disse também que Mubarak deve ouvir a população. "Ele precisa ouvir o que está sendo dito pela população e fazer um julgamento sobre um rumo a tomar que seja ordenado, significativo e sério", disse Obama. "Nós queremos ver este momento de turbulência se transformar em um momento de oportunidade. O mundo inteiro está assistindo".

Para a União Europeia, o processo de transição deve começar imediatamente. “O Conselho Europeu está acompanhando com grande preocupação a piora na situação do Egito”, disse um comunicado assinado por 27 líderes do bloco. “Todos os partidos devem se moderar, evitar violência e começar uma transição ordeira para um governo de base ampla”.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)